A importância do ambiente de motivação

Para falarmos sobre ambiente, devemos entender o sentido de Cultura e pedir emprestado da ciência botânica o significado de “cultivar”.


A ação de cultivo nada mais é do que preparar um terreno para o plantio, adubar, plantar, regar, acompanhar, tirar as folhas secas e ervas daninhas ou parasitas e, com calma, colher os frutos. Esse processo é contínuo, pois ao concluir uma colheita, já estamos preparando o terreno novamente para um novo ciclo.


E, nesse processo, podemos ter plantas de diferentes espécies vegetais e, para cada uma delas, precisaremos ter um olhar diferenciado, para que o plantio e os nutrientes sejam adequados às necessidades de cada espécie.


Algumas plantas se desenvolvem melhor em temperaturas quentes, outras são próprias de climas mais frios ou úmidos. Assim, temos que cuidar dos diversos fatores que podem influenciar no resultado do plantio, como clima, luz, solo e relevo. Por isso, a atenção a todos esses aspectos é fundamental para que sejamos bem-sucedidos na promoção de um ambiente harmonioso, saudável e, consequentemente, obter uma colheita boa.


Traçando esse paralelo com a botânica, um bom ambiente organizacional passa por essas etapas de cultivo, desenvolvimento e monitoramento. Cada organização, dentro do seu processo de Gestão do Clima, pode utilizar ferramentas como pesquisas internas, grupos focais, diálogos com a liderança, entre outras iniciativas com o objetivo de conhecer melhor suas fortalezas e também identificar as melhorias necessárias. Tudo conforme a percepção de seus colaboradores (avaliação do terreno) para promover, ainda sob a ótica dos profissionais da empresa, ações de melhoria (adubo e plantio).


Esse processo é dinâmico e contínuo e devemos estar sempre atentos às diversas situações internas ou externas que possam interferir nessa homeostase.


A motivação no ambiente de trabalho acontece naturalmente quando as pessoas se sentem psicologicamente seguras, respeitadas em suas necessidades e valores, orientadas, produtivas e valorizadas.


As pessoas buscam dedicar o significado de seu trabalho a um propósito relevante que transforme o seu ambiente, as relações e a sociedade. Dessa forma, as organizações que conseguem estabelecer um ambiente saudável e motivador contribuem para o crescimento sustentável de seus profissionais e familiares, de clientes, de parceiros de negócios e até mesmo da sociedade. Fazem realmente a diferença e vão muito além de gerar riquezas para si, mas também para todos aqueles com quem interage.


Ana Celia Rodrigues Gonzales

Gerente de Desenvolvimento de Pessoas e Sustentabilidade na Seguros Unimed