Comunicação Interna Eficiente

Com a pandemia do Covid-19, todos nós passamos por processos de readaptação em vários aspectos que antes pareciam precisos, consistentes e não apresentavam a necessidade de mudança.


Manter uma boa comunicação traz diferenças significativas não só para a vida pessoal, mas também profissional. Ao pensarmos sobre o assunto, é comum que à primeira vista sejamos direcionados a comunicação entre cliente e empresa, o que é muito importante. Porém, a comunicação interna vem sendo abordada com vasta frequência nos meios digitais, como um dos pontos mais importantes nas conversas a respeito do ambiente de trabalho.


Acostumar-se com o “novo normal”, trouxe modificações significativas sobre o que sabíamos a respeito da comunicação. Foi preciso encontrar novas maneiras de manter esse processo, e a tecnologia chegou como grande aliada e auxiliadora. Em contrapartida, estamos sujeitos a um bombardeio de informações e mensagens o tempo inteiro, todos os dias. Apesar de toda a facilidade proporcionada, não podemos deixar de ressaltar a necessidade em se manter as relações humanas.


E precisamos entender a relevância deste tema.


Anteriormente, ao lembrarmos do ambiente de trabalho, participar de reuniões com várias pessoas ocorria com periodicidade. E agora, como manter a estabilidade quando precisamos nos distanciar do contato pelo qual éramos tão acostumados antes? Se habituar às novas estratégias é um desafio que as empresas enfrentam com frequência e precisam trabalhar junto de seus colaboradores, sem dificultar os processos, mantendo as relações mais próximas o possível. Por isso, gerir ferramentas e melhorar a comunicação interna é de extrema importância.


É necessário existir um bom entendimento entre os funcionários de uma empresa, e desenvolver esse papel, auxilia na melhora não apenas do clima organizacional, como das relações entre todos os colaboradores. Uma boa comunicação interna alinha as expectativas entre todas as partes, conquista a confiança das pessoas para que elas se sintam valorizadas no que fazem, traz motivação e muito mais assertividade quando assuntos de importância elevada são postos à mesa.


Funcionários desmotivados e inseguros tendem a não compartilhar suas ideias e a não se comunicar de forma eficaz, prejudicando não apenas o ambiente, seu desempenho pessoal, como podem interpretar as mensagens de forma equivocada. Vale citar o papel crucial do time de Recursos Humanos no cuidado contra esses possíveis conflitos e ruídos.


Uma boa alternativa são as campanhas de endomarketing que ampliam a relação dos colaboradores com a empresa, que além de informar, trazem ganhos para todos os lados, como melhora do desempenho e uma divulgação interna e estratégica da marca. É necessário levar informação e clareza a todos os funcionários, e com a projeção de comunicação alinhada às ideias da empresa, o aumento da produtividade acontece de forma natural, contribuindo com novas soluções, novos projetos e ideias, através desta interatividade.


Nesse aspecto, algumas ferramentas como Skype, Discord, Whatsapp, Monday, Trello, Zoom e Teams, facilitam essa integração ao digital, além de envolver, informar e ampliar a agilidade dos processos que envolvam diálogos. Afinal, a forma de comunicação muda de acordo com o ambiente, sempre avaliando a necessidade e características de cada empresa.


Sistemas híbridos de trabalho têm demonstrado eficácia em relação à comunicação, e hoje em dia, é comum encontrar empresas que optaram por contratações em home-office, o que há alguns anos era muito raro de se ver. Claro que é necessário muito mais para que haja um entendimento 100% proveitoso, mas o cenário vem se modificando de maneira positiva.


Cabe às empresas continuarem atentas ao bem-estar de seus colaboradores, incentivando a cultura do diálogo, mesmo com a distância, para evitar que essa falta atrapalhe o fluxo de informações, prejudicando a todos.


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