Inbound Recruting: como utilizar essa metodologia para atrair novos talentos


Por: Rodrigo Ferreira Coimbra Pádua – Diretor de Inovação – Squad de Compliance e Boas Práticas


Os impactos de uma contratação errada podem gerar custos e perda de produtividade. Ao invés de realizar o recrutamento ativo, faça com que os novos talentos venham até a sua empresa através da metodologia do Inbound Recruting.


O inbound recruiting também conhecido como recrutamento de atração, tem como objetivo atrair e reter talentos. Através dessa metodologia é possível despertar o interesse do candidato e não você ir até ele como no método tradicional.


A jornada do candidato ideal funciona muito semelhante ao processo de compra dos clientes: Aprendizado e descoberta: a primeira interação que um talentos tem com a sua marca empregadora; Reconhecimento de marca: nessa etapa ela começa a considerar o interesse de trabalhar na sua empresa. Consideração de marca: nessa fase você tem potenciais candidatos e com alta probabilidade de se aplicarem em suas vagas.


Contratação: O objetivo final do inbound recruiting é fazer contratações assertivas com uma boa experiência do candidato.


Para começar essa estratégia dentro da sua empresa, é preciso alinhar algumas informações antes para que a metodologia seja assertiva: 1º Construir a sua persona - definir o perfil do candidato ideal para a sua empresa.


2º Mapear os touchpoints da jornada - quais meios os candidatos utilizam para buscar novas oportunidades, se informar e estar ativo profissionalmente.


3º Criar um plano de comunicação - quais serão os conteúdos, formatos e canais de comunicação para atração.


Essa metodologia também vai além de atrair talentos, transformará os colaboradores em embaixadores da marca.


A grande rotatividade dos profissionais de tecnologia principalmente é uma realidade. Segundo o relatório de rotatividade do LinkedIn de 2019, o setor de tecnologia é o setor com o maior índice de turnover dentre todos.


De acordo com o relatório de rotatividade de funcionários da Payscale de 2019, o tempo médio de permanência de um profissional de tecnologia na Amazon, é de apenas um ano. Na Google, o tempo médio é um pouco melhor, de 1,1 ano.

Esses dados nos mostram, que até as companhias mais desejadas sofrem com o turnover. Então, o que você pode trazer como diferencial para ajudar na retenção?


É possível atuar com o Inbound Recruiting mostrando conteúdos sobre benefícios que a empresa oferece como: treinamentos, mentorias, participações de eventos internos, cursos e etc. Aqui na Stefanini, temos a parceria com a Matchbox que nos ajudam a contratar os melhores talentos do mercado através da metodologia do Inbound Recruiting. Além de usarem a tecnologia como aliada no processo, possuem expertise das etapas de funil de employer branding. Dessa forma, atraímos candidatos CERTOS que se encaixam com o fit cultural e o momento da empresa.


Além disso, o inbound recruiting contribui também para que o candidato se sinta mais satisfeito (já que se inscreveu sabendo mais sobre a empresa) e constrói uma relação mais duradoura. Alías, reduz a duração do processo seletivo.



A cada dia mais a forma como RH e os talentos se conectam vem se transformando, e nada como ajustar as estratégias para essas novas transformações. Através do Inbound Recruiting aqui na Stefanini, é possível gerar interesse, gerar um pipeline de pessoas mais engajadas com a nossa empresa e claro, otimizar tempo de contratação, o que nos dá mais velocidade no time de recrutamento e seleção.


Como você tem atuado com o marketing digital dentro da sua empresa?