Marca empregadora

Quando citamos "marca empregadora", a primeira coisa que vem à mente é a relação entre a marca e a experiência do seu colaborador. Sobre esse tema, convido vocês a fazerem algumas reflexões comigo: quais são os fatores chave para que uma marca seja atrativa para você como consumidor?


Seja qual for o produto ou serviço que você pensou para esta questão, você levou em consideração alguns de seus valores pessoais, por exemplo, se uma marca para ser atrativa para você, como consumidor: precisa ser ecológica, significa que este valor é um dos grandes valores pessoais que movimentam todas as suas escolhas. E o que difere quando você busca uma empresa para trabalhar?


Muito se fala de "empresas cool", descoladas, que proporcionam um ambiente de trabalho com irreverência e humanização. O que antes acontecia apenas com grandes empresas como o Google, hoje em dia está cada vez mais comum, mesmo para pequenas empresas, pois esses são valores da nova geração, que trazem essa necessidade de que as coisas sejam um pouco menos formais dentro do ambiente de trabalho. A nova geração percebeu o valor intangível que existe em estarmos alinhados com nossos valores e trabalharmos em concordância com eles. O que era uma realidade para poucos, se torna cada vez mais uma realidade para todos. Portanto, para falar de marca empregadora, agora mais do que nunca falamos de seres humanos, valores e comportamento.


Falar sobre marca automaticamente remete à marketing, e pensando em marketing, qual seria o valor agregado de uma marca que age com humanização? Pense em como é a sua percepção sobre uma empresa que se preocupa de forma primária com os seres humanos envolvidos em fazer o trabalho acontecer, em gerar no seu time um senso de pertencimento tão forte que proporcione atração e retenção de talentos, pois todos querem fazer parte daquele ambiente de respeito às diferenças e de aceitação das diversidades humanas. Para além de pensar no bem estar das pessoas, essas empresas entendem o quanto essa mudança de atitude impacta o resultado final que é oferecido ao mercado, gerando assim sua reputação e seu clima organizacional.


Considerar nossos valores muda completamente a perspectiva que podemos ter sobre um local de trabalho, trabalhar em uma empresa que opere de forma incoerente com aquilo que você tem como importante, certamente irá afetar sua motivação, sua produtividade e seus resultados. Faça essa reflexão: O que é importante para você, quais são seus valores inegociáveis, e busque ativamente trabalhar em algum lugar que te agregue como colaborador e como pessoa, sendo parte do que a empresa irá construir em legado. Trabalhe em um local que seja aderente aos seus ideais, onde você sinta que sua contribuição não é apenas com sua experiência profissional, mas onde você possa fazer sua contribuição humana, fazendo a diferença naquele ambiente, e percebendo como aquele ambiente afeta diretamente sua vida.


Natalia Bechara

Embaixadora ABPRH - Comitê G&G